quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Porque creio na atualidade dos dons espirituais.

                                                                                              

     Recentemente analisei alguns artigos de "teólogos" que discordam da atualidade dos dons espirituais. Conhecidos como cessacionistas, se empenham em provar os seus argumentos utilizando todos os meios possíveis, e fazem um verdadeiro malabarismo com passagens das sagradas escrituras. Por meio de seus próprios argumentos, mostrarei porque creio na atualidade dos dons espirituais.

     ". TODOS OS DONS CESSARAM EM TORNO DO ANO 70 DC, COM A EPÍSTOLA AOS HEBREUS, COM O GENERAL TITO E A DIÁSPORA, E APROXIMANDO-SE A CONCLUSÃO DO NT.
 Deus disse que cessariam: O amor nunca falha; mas havendo profecias, SERÃO ANIQUILADAS; havendo línguas, CESSARÃO; havendo ciência, DESAPARECERÁ; (1 Coríntios 13:8)"

  Há  erros gravíssimos de interpretação no principal versículo usado por eles para provar que os dons cessaram no século I. Em 1 Co 13 1-3 o apóstolo Paulo enfatiza que ter dons sem amor, de nada adianta.  No versículo 8, Paulo declara que o amor  jamais chega ao fim, ele é eterno, em contraste com os dons espirituais que são temporários em suas expressões terrenas e que realmente cessariam, mas os termos "cessarão" e "desaparecerá" não se aplica a conclusão do novo testamento, mas sim quando aquilo que é perfeito vier (1co 13.10). basta lermos cuidadosamente o contexto e concluiremos que a expressão "porque, em parte, conhecemos e, em parte profetizamos" (1 co 13 .9)
se refere ao nosso conhecimento parcial das coisas celestiais devido as nossas limitações humanas e a expressão "quando vier o que é perfeito" se refere ao estado eterno, o estado da perfeição. Quando aquilo que é corruptível se revestir da incorruptibilidade e o que é mortal se revestir da imortalidade (1co 15.53) virá o que é perfeito, e aquilo que conhecemos em parte e  vemos por espelho em enigma  será aniquilado (1co 13.10 -12 ; 1Jo 3.2).Os Dons espirituais cessarão quando Jesus em glória voltar, mas enquanto isso, os dons estão disponíveis para a igreja.

"Sinais miraculosos eram uma característica restrita só dos 83 (crentes ex-judeus que receberam os dons pessoalmente, dos lábios físicos do próprio Senhor quando em carne): os 11 apóstolos + Matias + Paulo + os 70 discípulos"

   Somente 83 crentes  ex-judeus que receberam os dons pessoalmente, do lábios físicos do próprio Senhor quando em carne?  Claro que não!  Primeiro, não há um versículo sequer nas escrituras que apoie essa fálacia. Segundo, Paulo se converteu anos depois da morte e ressurreição de Jesus, como ele poderia receber os dons do lábios físicos do Senhor Jesus quando em carne?( At. 9). Terceiro, a vários relatos na bíblia que nos mostra que tanto judeus como gentios possuíam dons. Em 1co 1.4-7 o apóstolo Paulo, apesar de conhecer os problemas na igreja de Corinto, reconhece a presença de todos os dons  do Espírito Santo na igreja.Creio que Cristo opera sinais miraculosos hoje, porque ele próprio disse : "e esses sinais seguirão aos que crerem"( Mc 16.17 ).

   Ao contrário do que muitos "teólogos" fazem em nossos dias, Paulo exorta os crentes em Tessalônica a não extinguir o Espírito( 1Ts 5.19). Não podemos entrar por esse mesmo caminho e ignorar os dons do Espírito Santo, porque foi Deus quem os providenciou, para que a igreja avance, seja edificada e o nome de Jesus seja glorificado. Deus quer dar dons e batizar com o Espírito Santo aos que crêem , "porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos pais, a vossos filhos, e a todos quantos Deus, nosso Senhor, chamar".


 Deus abençoe a todos!



Valter de Oliveira

Nenhum comentário: